da Música ao Movimento...

RONALDO MONTEFORTE

MÚSICO
COREÓGRAFO
ARTE EDUCADOR

SÃO PAULO - SP

(11) 98921-8497
ronaldomonteforte@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DANÇAS ÉTNICAS incluem qualquer forma de dança que se origine em uma determinada cultura étnica e expresse a estética desta determinada cultura, como por exemplo: culturas de origem européia, balcãs, americana, africana, polinésia, asiática e do oriente médio. 

O termo Danças étnicas ou dança tradicional é usado quando se quer enfatizar esta raiz cultural da dança. Neste sentido, praticamente todas as danças folclóricas podem ser consideradas danças étnicas. No entanto, nem todas as danças étnicas são folclóricas, já que as primeiras incluem também danças de origem ritual.  São danças provenientes de diferentes partes do mundo e de diferentes períodos. Podem ser folclóricas, sagradas, tradicionais e contemporâneas. 

Praticadas sempre em grupo, são consideradas danças de inclusão, pois sem mesmo sem nunca ter dançado, o participante se sente acolhido, porque o ritmo coletivo é mais importante do que o passo certo. 

A variedade de ritmos e passos utilizados amplia o repertório de movimentos de cada participante. Ao dançar, o indivíduo entra em contato com o seu corpo, com sua expressão e com o grupo, estabelecendo e transformando suas relações sociais. Desenvolve ritmo e sua harmonia no plano individual e coletivo. 

OS OBJETIVOS DAS AULAS:

A Reeducação do Movimento utiliza princípios das danças Étnicas e Circulares de diversas Culturas. Todo exercício torna-se uma seqüência, que por sua vez, partem de uma coreografia, estabelecendo uma relação entre ritmo e organização corporal. Há um destaque para o importante trabalho com os pés (percussão, velocidade rítmica) e mãos (coordenadas em diferentes posicionamentos) que têm uma forte representação no córtex cerebral, ampliando a capacidade de centração.

Os movimentos praticados nas danças étnicas e circulares baseados na REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO são fundamentais para qualquer tipo de atividade física e indicado para todas as idades, já que trabalham a propriocepção, equilíbrio, flexibilidade e conscientização corporal.

outros benefícios proporcionados aos participantes:

- adquirem maior consciência do tônus corporal
- diminuem as tensões localizadas por problemas posturais
- ampliam a dinâmica postural aumente os estímulos sensoriais
- adquirem maior mobilidade articular
- melhoram o estímulo circulatório e respiratório
- reorganizam consciente da coordenação motora e rítmica

                      

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

 

O FLAMENCO é uma arte popular aplicada ao modo particular de dançar, cantar e tocar guitarra proveniente da região de Andaluzia, no sul da Espanha. A região de Andaluzia é formada por oito províncias que são: Sevilla, Granada, Málaga, Córdoba, Jerez, Huelva, Cádiz e Almería. Os primeiros testemunhos do surgimento dessa arte datam do século XVI.

Os locais de origem seriam Sevilla, Jerez e Cádiz, as três cidades consideradas a "Santíssima Trindade" do Flamenco. Suas raízes estão calcadas num segmento artístico composto por diferentes e sobrepostas civilizações como a árabe, judaica, hindu-paquistã, bizantina, cigana, entre outras. Os mouros predominaram na Espanha de 711 a 1492.

Os ciganos têm um importante papel no desenvolvimento do flamenco. Com a intenção de abandonarem a Índia (séc. XIV) após uma série de conflitos bélicos e invasões de conquistadores estrangeiros ocorridas em vários territórios, os ciganos foram para o Egito onde permaneceram até sua expulsão. Conscientes de que deveriam se dividir em grupos para assim conquistarem a Europa, uma parte desses povos, se estabeleceu na Espanha por volta do ano de 1425, trabalhando como pastores e artesãos. Durante essa época, os ciganos conheceram um período de paz que lhes permitiu, uma integração intensa com o folclore Andaluz.

Decretada a perseguição às tribos nômades pela Coroa de Castella em 1499, e com a expulsão dos não cristãos e os de raça considerada impura como os judeus, ciganos e árabes através das medidas severas adotadas pela Santa Inquisição, os grupos foram obrigados a se estabelecer nas montanhas e em outros locais desabitados para sobreviverem. Com o convívio e mistura dos diferentes costumes e tradições dessa gente perseguida, foi surgindo uma nova forma de expressão cultural. Nesse instante nascia a Música Flamenca, a arte do flamenco. O cante* é marcado pela melancolia, pelo fatalismo e pelo sentimento trágico da vida. Nascia aí o cante jondo*. Para os ciganos a música é parte integrante do dia a dia e essencial nas datas festivas. Tudo o que necessitam para iniciá-la é uma voz e acompanhamento rítmico, como palmas ou golpes dos pés no solo.

Passada a repressão mais severa aos ciganos a partir das últimas décadas do séc. XVIII, eles foram se integrando ao convívio dos espanhóis. Assim começaram a surgir os payos*, interessados em conhecer e interpretar a música gitana*. No final do séc. XIX, a música flamenca com a guitarra já incorporada, estabeleceu suas formas tal qual a conhecemos hoje, levando-se em conta que, por estar viva, continua a evoluir. É correto afirmar, que só depois da inclusão da guitarra é que se introduziu o sapateado aos bailes. Em 1929, Antonia Mercé, "La Argentina", cria a primeira companhia de balé espanhol, que estréia na Ópera Comique de Paris. Já em 1949, Vicente Escudero apresenta também na capital francesa suas primeiras criações como bailarino.

Na música flamenca, encontramos diferentes ritmos, agrupados em famílias de acordo com a estrutura, melodia e temática comum entre eles. Em quase todos os palos* pode-se bailar, ainda que existam bailes sem cante com temas puramente vocais. Na interpretação dos ritmos, observamos melodias alegres e outras mais tristes. A primeira pode estar relacionada à etnia andaluza, um povo alegre e sensível às artes. Já os tristes, dentre outros temas, se referem exatamente a essa angústia dos povos errantes que desembarcavam na Espanha e eram tratados como estranhos, vivendo em lugares pouco povoados, de clima frio e úmido e vegetação escassa.

A palavra flamenco, foi usada pela primeira vez em 1835. Acredita-se que o termo deriva do árabe fellah (camponês) e mengu (fugitivo), e foi usada como sinônimo de cigano andaluz. Estudiosos sustentam ainda a referência de flamenco ao termo "flamância" de origem alemã, que significa fogosidade ou presunção, e que era aplicada aos ciganos por seu temperamento.

* cante - canto           * payos - não ciganos              * palos - ritmos            * gitana - cigana                     * cante jondo - canto profundo

informações sobre aulas regulares no site: www.cia-rhytmus-in-corpus.com